Entenda o que é Google Web Stories, qual a importância dessa estratégia para a sua empresa + 7 boas práticas para criar os seus.
O que é Google Web Stories e como usar essa estratégia?
Após descobrir o que é Google Web Stories, você mudará (para melhorar) a maneira como divulga seus conteúdos e a maneira como se relaciona com o seu público na internet. Isso porque esse é um recurso que mistura vídeo, imagem, texto e áudio, entregando informações muito mais convidativas e envolventes.
O Google Web Stories é semelhante aos stories do Instagram, com a diferença que a divulgação acontece nas páginas de pesquisa do Google e no Google Discover, ferramenta voltada para a oferta de conteúdos em dispositivos móveis a partir da análise de interesse dos usuários.
Entre as grandes vantagens de explorar esse recurso é que ele é gratuito para criar e publicar, e por se tratar de uma ideia do Google, já dá para imaginar o poder de alcance que tem, não é mesmo?
Então, veja agora o que é Google Web Stories, como funciona, a importância para a estratégia de divulgação da sua marca na internet e sete boas práticas para potencializar seus resultados.
O que são Web Stories?
Web stories, ou Google Web Stories, são conteúdos de mídia de formato semelhante aos stories do Instagram. Geralmente acessíveis via dispositivos móveis, eles misturam vídeos, imagens, músicas, textos e animações para criar peças digitais mais chamativas e interessantes para o público.
Por meio do Web Stories é possível apresentar para o seu público-alvo diversas informações sobre a sua empresa, tais como novos produtos e/ou serviços, promoções, novidades, lançamentos, e muito mais.
Você também pode criar oportunidades de interação com os clientes e interessados, já que o Google Web Stories permite conteúdos interativos com enquetes e links que enviam as pessoas para outras páginas.
Qual a importância do Web Stories do Google?
Apenas com essa explicação inicial sobre o que é Google Web Stories, já dá para ter uma boa ideia do quanto ele pode ajudar na estratégia de marketing digital da sua empresa, não é mesmo?
Adotar esse recurso é importante porque ele é uma ótima maneira de atrair a atenção das pessoas por ser uma ferramenta visual fácil e rápida de ser consumida. Aumentando o poder de atração da sua marca, ele também ajuda a elevar o engajamento e a potencializar as conversões.
E quanto mais você entende o que é Google Web Stories, mais formas de usá-lo a favor da sua marca você descobre. Veja alguns exemplos:
- divulgar notícias sobre a sua marca e soluções;
- entregar para o seu público atualizações e informações relevantes para eles, que têm a ver com o ramo de atuação do seu negócio;
- promover eventos e aumentar o número de participantes;
- criar tutoriais, passo a passo e guias de como usar seus produtos e/ou serviços;
- ampliar a divulgação de artigos publicados no seu blog;
- entre várias outras aplicações.
Como criar um Google Web Stories?
Conforme comentamos logo na primeira explicação sobre o que é Google Web Stories, a criação e a publicação desse tipo de conteúdo é gratuito. Para fazer os seus, acesse a plataforma disponibilizada pelo Google e siga os primeiros passos.
Um ponto de atenção quanto a isso é que você precisará de ferramentas complementares para fazer os stories e as edições, e essas podem gerar custos para você — o próprio Google indica algumas.
Também é necessário hospedagem para armazenar os Web Stories, o que você pode fazer usando a do seu próprio site, ou contratando um serviço à parte.
No mais, a criatividade fica por sua conta!
7 boas práticas para Google Web Stories
Gostando de saber o que é Google Web Stories? Então, que tal algumas boas práticas para colocar essa estratégia no ar?
Sobre isso, as melhores dicas que podemos dar a você, são:
- analise o perfil do seu público-alvo;
- pense em histórias realmente envolventes;
- otimize corretamente seus conteúdos;
- garanta acessibilidade;
- cuide do design;
- descubra os melhores horários de postagem;
- mensure os resultados da sua estratégia.
1. Analise o perfil do seu público-alvo
Uma das principais características do Web Stories é que ele é um recurso visual voltado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Logo, o primeiro passo antes de criar o seu é verificar se seu público-alvo é adepto desses equipamentos.
Em seguida, você deve avaliar as preferências deles quanto aos conteúdos web, considerando quais preferem consumir, em quais formatos e frequência.
2. Pense em histórias realmente envolventes
O Web Stories do Google não tem um tempo limite, ao contrário do que acontece com os stories do Instagram. No entanto, uma boa prática é evitar peças muito longas. Isso pode deixar o conteúdo maçante e cansativo para quem assiste.
Então, aproveite o tempo para criar histórias cativantes e envolventes, capazes de atrair a atenção das pessoas e de passar a mensagem necessária de maneira concisa, mas eficiente.
Para conseguir isso, estruture seu Web Stories com um começo, meio e fim, que pode — e deve — ter um bom CTA para direcionar quem está assistindo a tomar uma ação em favor da sua marca.
3. Otimize corretamente seus conteúdos
SEO aqui também é fundamental. Por isso, escolha boas palavras-chave, que sejam relevantes e tenham bons volumes de busca. Use vídeos e imagens de alta qualidade, preferencialmente compactados para não impactar na abertura e carregamento.
4. Garanta acessibilidade
Crie Web Stories pensando em todas as pessoas. Para isso, você deve incluir legendas e garantir que seus conteúdos abram corretamente em diferentes tamanhos de telas e tipos de dispositivos móveis.
5. Cuide do design
As cores, fontes, imagens, layouts, e outros apelos visuais, devem ser compatíveis com a identidade da sua marca. Entretanto, garanta que o design usado seja agradável, que não dificulte a leitura dos textos, e que não haja elementos que distraiam a atenção de quem está consumindo o conteúdo.
6. Descubra os melhores horários de postagem
Assim como os posts em redes sociais como Instagram e Facebook, o Web Stories também tem horários de postagem mais estratégicos.
Descubra qual é o melhor para a sua estratégica a partir de uma avaliação do comportamento do seu público, a qual pode ser feita usando ferramentas de análise, a exemplo das fornecidas pelo próprio Google e plataformas de mídias sociais.
7. Mensure os resultados da sua estratégia
E para saber se todas essas boas práticas Web Stories estão dando certo, você precisa mensurar os resultados. No Google Analytics é possível emitir relatórios que apontam, por exemplo, número de visualizações, taxa de engajamento, entre outras métricas importantes.
Agora que você sabe o que é Google Web Stories e como ele pode impulsionar a presença digital da sua empresa, que tal conferir outras estratégias tão boas quanto essa?
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