Como fazer copy para anúncios e aumentar a taxa de cliques, conversões e vendas? 7 dicas práticas + exemplos do que fazer para melhorar o ROI!
Como fazer copy para anúncios: 7 dicas para melhorar o ROI
Aprender como fazer copy para anúncios é uma habilidade essencial para quem visa alcançar bons resultados com o marketing digital.
Afinal, a copy é fundamental para capturar a atenção do público, comunicar mensagens persuasivas e motivar a ação que você deseja que o seu cliente em potencial realize.
Nesse sentido, existem algumas técnicas que auxiliam na criação desses textos persuasivos.
Como fazer copy para anúncios: 7 passos para a conversão
Conheça os 7 passos essenciais de como fazer uma copy para anúncios que convertem:
- Destaque as soluções para os problemas dos clientes
- Fale diretamente com o usuário
- Inclua dados e estatísticas
- Apresente ofertas e promoções
- Use palavras-chave importantes para o negócio
- Resolva objeções dos clientes
- Capriche no CTA
1. Destaque as soluções para os problemas dos clientes
Boas copys para anúncios devem focar nos problemas do seu público e demonstrar como o produto ou serviço oferecido pode resolvê-los.
Para saber quais são esses problemas, é preciso conhecer o produto e as demandas do cliente.
Com isso em mente, para criar um conteúdo de qualidade, foque mais nos benefícios do que na lista de recursos e funcionalidades do item apresentado.
Exemplo de copy focada na solução de problema
“Sobrecarregado pela falta de tempo? Simplifique sua vida hoje mesmo com nosso gerenciador de tempo! Tenha mais tempo e não sacrifique momentos valiosos por causa da correria.”
2. Fale diretamente com o usuário
Essa dica de como fazer copy para anúncios destaca a importância de estabelecer uma comunicação mais pessoal com o seu cliente em potencial.
Nesse sentido, prefira usar termos como “você” e “seu” ao escrever o texto.
Falar diretamente com o seu público faz com que ele sinta que já conhece o seu negócio. Além disso, dá a sensação de que você realmente sabe qual é o problema com o qual ele está lidando.
3. Inclua dados e estatísticas
Adicionar estatísticas aos títulos e aos textos dos seus anúncios é uma ótima estratégia para aumentar a credibilidade do que você está falando e, então, persuadir o cliente em potencial.
O resultado é que você aumenta a taxa de cliques do seu anúncio e as conversões da página de destino.
Leia também: 6 KPIs de SEO que NÃO podem faltar na sua estratégia [Lista]
Exemplo de copy que usa estatísticas
Para um serviço de treinamento online, um exemplo de copy que usa estatística, é: “98% dos profissionais de sucesso creditam seu crescimento a treinamentos online. Você está pronto para transformar sua carreira?”.
4. Apresente ofertas e promoções
As promoções funcionam bem porque estimulam as pessoas a agir, especialmente se a oferta estiver disponível por um tempo limitado.
Esse é um tipo de copy criativo que cria um senso de urgência em quem está lendo a mensagem. Para usar essa técnica, inclua em sua copy termos como:
- “a venda termina em quatro horas”;
- “desconto por tempo limitado”;
- “exclusivo on-line”;
- “somente hoje”.
O uso desses elementos faz com que o comprador tenha receio de perder um grande negócio ou uma grande oportunidade. Logo, funciona como um gatilho mental, que estimula a compra imediata.
5. Use palavras-chave importantes para o negócio
Ao escrever um texto de anúncio eficaz, certifique-se de usar as palavras-chave estratégicas.
Esse cuidado aumenta a chance da campanha ser entregue às pessoas certas, no momento ideal.
Além disso, o uso desses termos tende a chamar a atenção de quem tem mais chance de fazer uma compra.
Vale a pena destacar que as palavras-chave são importantes para várias estratégias de marketing digital, como o SEO, por exemplo.
Logo, elas devem ser consideradas em outras ações, como na criação de um copy criativo para anúncio, redes sociais e até e-mail marketing.
6. Resolva objeções dos clientes
Qualquer texto de anúncio que você escrever deve remover barreiras que impedem ou atrapalham uma compra.
No marketing digital, essas barreiras podem receber o nome de objeções, ou seja, dúvidas que fazem com que o cliente pense duas vezes antes de concluir uma transação.
Seu trabalho, ao aprender como fazer copy para anúncios, é retirar essas barreiras, solucionando essas dúvidas.
Para isso, faça uma lista dos receios comuns que seus clientes têm sobre a oferta que você oferece.
Nesse sentido, algumas ferramentas podem te ajudar, como o Google Trends e o Google Keywords Tool, que mostram os termos mais buscados por consumidores de todos os setores.
Recorra também à sua equipe comercial e de atendimento, e questione-as sobre as dúvidas mais comuns dos clientes.
Use essas informações para fazer o copy de vendas e solucionar essas questões já nos anúncios.
Exemplo de copy
Vamos considerar que você está vendendo um software de gestão de produtividade. Veja o exemplo de copy que soluciona as objeções dos seus clientes:
“Preocupado com a curva de aprendizado ao adotar uma nova ferramenta de produtividade? Não pense mais nisso! Desenvolvemos uma solução que elimina a complexidade.
- Interface intuitiva para uma rápida adaptação.
- Tutoriais passo a passo para garantir sua maestria.
- Suporte 24/7 para esclarecer suas dúvidas.”
7. Capriche no CTA
O CTA, ou call to action, é a chamada para ação que levará o comprador a interagir com a sua empresa. Cada anúncio poderá ter um objetivo e com isso um CTA próprio.
Para definir o seu, comece estabelecendo o que você deseja que o cliente faça após ler seu anúncio.
Antes de definir o CTA da sua campanha, lembre-se que o objetivo dele é fazer com que o usuário dê o próximo passo, seja” clicar para saber mais” ou “comprar agora”.
Exemplo de copy para CTA
Alguns exemplos de CTA para incluir ao fazer a copy para anúncios inclui:
- Experimente grátis agora
- Aproveite o desconto exclusivo
- Transforme seu problema em solução
- Receba uma consulta gratuita
- Compre agora e economize
Lembre-se de que o CTA deve ser claro, direto e alinhado com a ação que você deseja que o público tome.
Adaptar a linguagem e o tom para se adequar à persona do seu comprador, também é fundamental.
Lembre-se que uma copy eficaz é fundamental para capturar a atenção do público em meio a uma grande quantidade de informações disponíveis.
Além disso, aprender como fazer uma copy para anúncios leva a uma melhor compreensão e resposta do público, além de contribuir diretamente para a maximização do retorno sobre o investimento em publicidade.
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