Como fazer copy para anúncios: 7 passos para a conversão

Como fazer copy para anúncios e aumentar a taxa de cliques, conversões e vendas? 7 dicas práticas + exemplos do que fazer para melhorar o ROI!

Como fazer copy para anúncios: 7 dicas para melhorar o ROI

Aprender como fazer copy para anúncios é uma habilidade essencial para quem visa alcançar bons resultados com o marketing digital. 

Afinal, a copy é fundamental para capturar a atenção do público, comunicar mensagens persuasivas e motivar a ação que você deseja que o seu cliente em potencial realize. 

Nesse sentido, existem algumas técnicas que auxiliam na criação desses textos persuasivos. 

Como fazer copy para anúncios: 7 passos para a conversão 

Conheça os 7 passos essenciais de como fazer uma copy para anúncios que convertem:

  1. Destaque as soluções para os problemas dos clientes
  2. Fale diretamente com o usuário
  3. Inclua dados e estatísticas 
  4. Apresente ofertas e promoções
  5. Use palavras-chave importantes para o negócio 
  6. Resolva objeções dos clientes
  7. Capriche no CTA

1. Destaque as soluções para os problemas dos clientes

Boas copys para anúncios devem focar nos problemas do seu público e demonstrar como o produto ou serviço oferecido pode resolvê-los.

Para saber quais são esses problemas, é preciso conhecer o produto e as demandas do cliente. 

Com isso em mente, para criar um conteúdo de qualidade, foque mais nos benefícios do que na lista de recursos e funcionalidades do item apresentado. 

Exemplo de copy focada na solução de problema

“Sobrecarregado pela falta de tempo? Simplifique sua vida hoje mesmo com nosso gerenciador de tempo! Tenha mais tempo e não sacrifique momentos valiosos por causa da correria.”

2. Fale diretamente com o usuário

Essa dica de como fazer copy para anúncios destaca a importância de estabelecer uma comunicação mais pessoal com o seu cliente em potencial. 

Nesse sentido, prefira usar termos como “você” e “seu” ao escrever o texto.

Falar diretamente com o seu público faz com que ele sinta que já conhece o seu negócio. Além disso, dá a sensação de que você realmente sabe qual é o problema com o qual ele está lidando. 

3. Inclua dados e estatísticas 

Adicionar estatísticas aos títulos e aos textos dos seus anúncios é uma ótima estratégia para aumentar a credibilidade do que você está falando e, então, persuadir o cliente em potencial.

O resultado é que você aumenta a taxa de cliques do seu anúncio e as conversões da página de destino.

Leia também: 6 KPIs de SEO que NÃO podem faltar na sua estratégia [Lista] 

Exemplo de copy que usa estatísticas

Para um serviço de treinamento online, um exemplo de copy que usa estatística, é: “98% dos profissionais de sucesso creditam seu crescimento a treinamentos online. Você está pronto para transformar sua carreira?”.

4. Apresente ofertas e promoções

As promoções funcionam bem porque estimulam as pessoas a agir, especialmente se a oferta estiver disponível por um tempo limitado

Esse é um tipo de copy criativo que cria um senso de urgência em quem está lendo a mensagem. Para usar essa técnica, inclua em sua copy termos como:

  • “a venda termina em quatro horas”;
  • “desconto por tempo limitado”;
  • “exclusivo on-line”;
  • “somente hoje”. 

O uso desses elementos faz com que o comprador tenha receio de perder um grande negócio ou uma grande oportunidade. Logo, funciona como um gatilho mental, que estimula a compra imediata.

5. Use palavras-chave importantes para o negócio 

Ao escrever um texto de anúncio eficaz, certifique-se de usar as palavras-chave estratégicas.

Esse cuidado aumenta a chance da campanha ser entregue às pessoas certas, no momento ideal.

Além disso, o uso desses termos tende a chamar a atenção de quem tem mais chance de fazer uma compra. 

Vale a pena destacar que as palavras-chave são importantes para várias estratégias de marketing digital, como o SEO, por exemplo. 

Logo, elas devem ser consideradas em outras ações, como na criação de um copy criativo para anúncio, redes sociais e até e-mail marketing. 

6. Resolva objeções dos clientes

Qualquer texto de anúncio que você escrever deve remover barreiras que impedem ou atrapalham uma compra.

No marketing digital, essas barreiras podem receber o nome de objeções, ou seja, dúvidas que fazem com que o cliente pense duas vezes antes de concluir uma transação. 

Seu trabalho, ao aprender como fazer copy para anúncios, é retirar essas barreiras, solucionando essas dúvidas.

Para isso, faça uma lista dos receios comuns que seus clientes têm sobre a oferta que você oferece. 

Nesse sentido, algumas ferramentas podem te ajudar, como o Google Trends e o Google Keywords Tool, que mostram os termos mais buscados por consumidores de todos os setores. 

Recorra também à sua equipe comercial e de atendimento, e questione-as sobre as dúvidas mais comuns dos clientes.

Use essas informações para fazer o copy de vendas e solucionar essas questões já nos anúncios. 

Exemplo de copy

Vamos considerar que você está vendendo um software de gestão de produtividade. Veja o exemplo de copy que soluciona as objeções dos seus clientes: 

“Preocupado com a curva de aprendizado ao adotar uma nova ferramenta de produtividade? Não pense mais nisso! Desenvolvemos uma solução que elimina a complexidade.

  • Interface intuitiva para uma rápida adaptação.
  • Tutoriais passo a passo para garantir sua maestria.
  • Suporte 24/7 para esclarecer suas dúvidas.”

7. Capriche no CTA

O CTA, ou call to action, é a chamada para ação que levará o comprador a interagir com a sua empresa. Cada anúncio poderá ter um objetivo e com isso um CTA próprio. 

Para definir o seu, comece estabelecendo o que você deseja que o cliente faça após ler seu anúncio.

Antes de definir o CTA da sua campanha, lembre-se que o objetivo dele é fazer com que o usuário dê o próximo passo, seja” clicar para saber mais” ou “comprar agora”.

Exemplo de copy para CTA

Alguns exemplos de CTA para incluir ao fazer a copy para anúncios inclui:

  • Experimente grátis agora
  • Aproveite o desconto exclusivo
  • Transforme seu problema em solução
  • Receba uma consulta gratuita
  • Compre agora e economize

Lembre-se de que o CTA deve ser claro, direto e alinhado com a ação que você deseja que o público tome. 

Adaptar a linguagem e o tom para se adequar à persona do seu comprador, também é fundamental.

Lembre-se que uma copy eficaz é fundamental para capturar a atenção do público em meio a uma grande quantidade de informações disponíveis. 

Além disso, aprender como fazer uma copy para anúncios leva a uma melhor compreensão e resposta do público, além de contribuir diretamente para a maximização do retorno sobre o investimento em publicidade.

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