5 gatilhos mentais para copywriting que vão gerar mais venda

Escassez, urgência, autoridade, prova social e exclusividade: 5 gatilhos mentais para copywriting que vão te ajudar a aumentar as conversões e o ROI.

Gatilhos mentais para copywriting: TOP 5 + exemplos

Os gatilhos mentais no copywriting são elementos usados, principalmente, na criação de textos persuasivos, que visam influenciar a decisão de um cliente em potencial. 

Eles estimulam o leitor a realizar ações, como a compra de um produto ou serviço, e para isso, exploram aspectos psicológicos e emocionais inerentes aos seres humanos.

A ação realizada, a partir do contato com um gatilho mental, ocorre devido à criação de uma conexão emocional entre a mensagem e o usuário. 

Em outras palavras, o gatilho impulsiona uma ação ao impactar o inconsciente do consumidor, fazendo com que ele tome uma decisão imediata baseado em suas emoções.

Veja, a seguir, um exemplo de gatilho mental usado no copywriting de um anúncio.

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Perceba que esse anúncio estimula a ação ao deixar no consumidor a sensação de que se ele não aproveitar a oferta, perderá uma oportunidade única.

Logo, a combinação de gatilhos mentais do copywriting de maneira estratégica permite a criação de mensagens persuasivas, capazes de influenciar atitudes, crenças ou comportamentos.

Top 5 exemplos de gatilhos mentais

Na lista com os 5 principais exemplos de gatilhos mentais para copywriting estão:

  1. Escassez
  2. Urgência
  3. Autoridade
  4. Prova social
  5. Exclusividade

Continue lendo e entenda mais detalhes sobre cada um. 

1. Escassez

Criar a sensação de que o produto ou serviço é limitado em quantidade, incentivando a tomada de decisão rápida, é o papel do gatilho de escassez.

Ele baseia-se no princípio de que as pessoas querem o que não podem ter. Quando usado em copywriting, pode ser usado para estimular a ação a partir do medo da perda.

Como mostramos acima, o receio de não aproveitar uma boa oferta, anunciada por tempo limitado, pode ser usado para desencadear esse gatilho psicológico.

Além do preço, outro elemento que pode ser usado para despertar o gatilho de escassez é a quantidade disponível de mercadorias para a venda. 

Nesse sentido, frases como “Restam apenas 4 unidades deste produto” ou “Lançaremos apenas 20 vagas”, são bons exemplos de uso da escassez como argumento para ação.

Observe a imagem abaixo, em que o site de reservas de hospedagem, Booking, usa o gatilho de escassez ao informar que “Resta 1 quarto por esse preço no nosso site”

2. Urgência

O gatilho de urgência explora o tempo disponível para a compra. Perceba que ele difere do exemplo acima, em que apresentamos a escassez como elemento persuasivo. 

Afinal, a escassez foca na quantidade limitada da oferta, já a urgência se concentra no tempo em que o consumidor tem para aproveitá-la

3. Autoridade

Outro gatilho mental do copywriting é o de autoridade. Para aplicá-lo é importante utilizar a influência de especialistas, que respaldam a mensagem que a sua empresa deseja compartilhar. Com isso, eles aumentam a confiança do público em relação ao que você está oferecendo.

O gatilho de autoridade baseia-se no princípio de que as pessoas tendem a seguir as ações de especialistas ou de pessoas em posições de autoridade.

Esse gatilho pode ser usado para criar um sentimento de confiança e credibilidade.

Vale a pena destacar que cada nicho de mercado terá o seu conjunto de especialistas que carregam credibilidade. 

Para uma marca de roupas, uma influenciadora digital pode ser essa autoridade, já para uma empresa que comercializa um CRM de vendas, um “guru” de vendas no Brasil e no mundo, é o mais indicado. 

Para exemplificar o uso dessa técnica de copywriting com gatilhos mentais, vamos relembrar das propagandas de pasta de dentes? Já ouviu aquela frase “9 em cada 10 dentistas recomendam Sensodyne”?. Essa é uma das formas de usar a autoridade para levar os consumidores a comprarem o produto.

4. Prova Social

As pessoas não são influenciadas apenas pela opinião de especialistas. Mas também pela percepção de amigos, familiares, do influenciador que segue no Instagram e mais. 

Especialmente, as pessoas são influenciadas por quem já teve uma experiência com uma marca, produto ou serviço.

Essa é uma das razões para que e-commerces mantenham uma área de avaliações de seus produtos. 

Os depoimentos também podem ser incluídos em ações de marketing, como posts de redes sociais destacando a opinião dos clientes, no site da empresa ou em mídias como vídeos de depoimentos. 

Além disso, frases que comprovam que a sua empresa é conhecida pelo mercado, também auxiliam no estabelecimento de prova social. Confira, alguns exemplos, a seguir:

  • Mais de 95% de clientes satisfeitos.
  • Avaliação média de 4.9/5 estrelas em nossos produtos.
  • Mais de 1 milhão de clientes atendidos em todo o mundo.
  • Depoimentos reais de pessoas como você.

5. Exclusividade

O gatilho mental de exclusividade funciona explorando o desejo humano de se sentir:

  • especial;
  • único;
  • parte de algo exclusivo.

Ao criar uma oferta, produto ou oportunidade que é apresentada como exclusiva, as marcas podem influenciar positivamente o comportamento do consumidor, ao mostrar que ele pode ter acesso a algo raro ou desfrutar de benefícios que não estão disponíveis para todos.

A Apple e toda a comunicação do Iphone consegue aplicar esse conceito muito bem. Prova disso, são as filas de quilómetros nas portas das lojas, no dia do lançamento de um novo produto ou modelo.

Uso de técnicas de copywriting gatilhos mentais no marketing digital

No marketing digital, os gatilhos mentais podem ser usados em diferentes canais e estratégias, desde a criação de um conteúdo para rede social até na execução de uma campanha de e-mail marketing. 

Na prática, o uso correto desses elementos é fundamental para resultados positivos em relação a indicadores importantes como taxa de cliques e conversão. 

Contudo, é essencial o uso ético e alinhado aos valores da marca para construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Em outras palavras, não minta ou engane seu cliente, porque ele até pode “cair” na primeira vez, mas não vai mais fazer negócios com você.

Por outro lado, ao aplicar os gatilhos mentais de maneira eficiente, você melhora os resultados gerais e os KPIs do negócio. Para ter acesso a esses números, agende uma conversa com um dos especialistas da a/b lab. Oferecemos um time de profissionais que vão contribuir diretamente para a busca de alta performance e de um excelente retorno sobre investimento do marketing digital. Conheça nossa empresa.