Precisa aumentar o ROI das suas ações online de divulgação e vendas? Listamos 7 dicas práticas, que você pode aplicar hoje e impulsionar seus resultados.
A necessidade de estar presente em canais digitais, como as redes sociais, já é uma certeza, pelo menos para grande parte dos empreendedores. Entretanto, é comum encontrar quem ainda não alcança um bom resultado usando essas ferramentas. Nesse sentido, é essencial se dedicar a aprender como melhorar o marketing digital da empresa.
Comece se lembrando que presença digital é imprescindível para quem deseja se manter conectado com seus clientes em potencial. Afinal, com as ações virtuais, você passa a estar onde o consumidor está.
Se baseamos os nossos planos de marketing na ideia de que os brasileiros, em média, se conectam às 8h33 da manhã e só se desconectam às 22h13, ficando um total de 91 horas semanais online, como mostra o estudo da NordVPN, fica inviável pensar em um negócio de sucesso, que não usa o marketing digital.
Com esse dado em mente, seguimos para as estratégias que vão te auxiliar no sucesso que os canais digitais prometem. Então, aprenda como melhorar o marketing digital da empresa com 7 dicas práticas.
Como melhorar o marketing digital da empresa: 7 ações indispensáveis
Na lista de principais ações de como melhorar o marketing digital da empresa estão:
- Use técnicas de SEO
- Conheça quem é o seu público
- Análise do comportamento do usuário
- Humanize sua atuação nas redes
- Invista em omnichannel
- Defina metas e KPIs
- Tenha um site responsivo e priorize os dispositivos móveis
1. Use técnicas de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa)
Cerca de 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados ao fazer uma pesquisa no Google. Este é o resultado encontrado em um estudo internacional comandado pela rede de anúncios on-line Chitika.
Isso significa que se a sua empresa não estiver na primeira página de resultados, dificilmente receberá um clique de um potencial cliente.
Por isso, se você está em busca de como melhorar o marketing digital da empresa, deve garantir que está executando uma boa estratégia de SEO.
Nesse sentido, vale a pena destacar que 81% dos compradores pesquisam online antes de comprar um item, é o que aponta o relatório da GE Capital Retail Bank.
Esse dado mostra que o seu site é um dos recursos de marketing mais valiosos que você tem em mãos.
2. Conheça quem é o seu público
Pode parecer disco arranhado e provavelmente você já leu isso por aí. Mas fato é que muitas empresas ainda não consideram a jornada de compra nem o perfil da persona do comprador da marca na hora de criar suas ações de marketing.
Contudo, ter um perfil de consumidor definido, permite segmentar suas campanhas de ads ou conteúdo, com mais assertividade.
Ao fazer isso, você melhora os resultados apresentados por indicadores importantes, entre eles a taxa de cliques e conversões.
Além disso, conhecer a persona do consumidor da marca possibilita que você amplie o engajamento e até mesmo a retenção de clientes.
3. Análise do comportamento do usuário
Uma abordagem de marketing centrada no usuário é um caminho para o sucesso a longo prazo.
Entretanto, ela requer a análise do comportamento do comprador em seu site e em páginas de destino específicas, como landing pages promocionais ou com materiais ricos.
Para executar essa etapa, inclua ferramentas como Google Analytics em seu dia a dia. Elas fornecem dados reais sobre métricas importantes de comportamento do usuário, como:
- tempo que ele fica na página;
- em quais páginas abandona a navegação;
- quais canais mais acessados;
- origem do tráfego e mais.
4. Humanize sua atuação nas redes
O ambiente digital exige um tom e uma abordagem especiais, para isso é importante fazer com que os clientes percebam haver um ser humano comandando os canais da empresa. E não um robô.
Em outras palavras, os usuários digitais querem interagir com outras pessoas e não com marcas.
Logo, humanizar o canal digital da empresa é uma estratégia eficaz para construir conexões emocionais, criando uma imagem mais autêntica e próxima, gerando mais engajamento e interação.
Ambos são elementos essenciais para bons resultados de conversão e vendas online.
5. Invista em omnichannel (real)
Uma pessoa que usa a internet em seu dia a dia acessa o e-mail, navega pelas redes sociais, conversa por meio do WhatsApp, faz uma compra em um e-commerce, publica uma opinião no Twitter e muito mais. Perceba que diferentes plataformas fizeram parte do comportamento desse consumidor.
Usando como base este exemplo, é fácil afirmar que, atualmente, grande parte das pessoas usa diferentes canais digitais em sua rotina. Acima, citamos apenas alguns deles.
Mas o que isso tem a ver com os resultados de marketing sua empresa? TUDO.
Fato é que estar presente onde os clientes estão é fundamental para o sucesso do negócio e isso inclui múltiplas plataformas.
Nesse cenário, mais do que criar contas, é preciso fazer com que o cliente identifique a sua empresa como uma só, independente do canal em que ele interage com você. Esse é o conceito do omnichannel: a integração de canais para oferecer uma experiência única para o consumidor.
Ou seja, quando falamos sobre marketing omnichannel estamos nos referindo a uma abordagem integrada que visa proporcionar uma experiência unificada e consistente aos consumidores, independentemente dos canais que eles utilizam para interagir com a marca.
A palavra “omnichannel” refere-se à presença da marca em múltiplos canais, como:
- lojas físicas;
- sites;
- aplicativos;
- redes sociais;
- e-mail;
- telefone; entre outros.
Ao implementar um marketing omnichannel, você está dando um passo importante na compreensão de como melhorar o marketing digital da empresa.
6. Defina metas e acompanhe KPIs
Uma estratégia de marketing digital eficiente exige que a empresa estabeleça metas que apoiam os objetivos gerais do negócio.
O acompanhamento dessas metas por KPIs, também conhecidos como indicadores de desempenho, direciona as ações de marketing, mostrando o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Quando você tem acesso a esse tipo de informação, tem a chance de:
- consertar erros;
- ampliar resultados;
- reduzir suas perdas.
Além disso, ao identificar que uma campanha está performando bem, você pode, por exemplo, ampliar o investimento que está sendo feito nela e aumentar o retorno sobre o investimento.
Nesse sentido, é preciso aprender como analisar os resultados de marketing digital e usar ferramentas como Google Analytics, Adobe Analytics, ou outras plataformas de análise específicas para monitorar:
- tráfego no seu site;
- comportamento do usuário e outras métricas relevantes.
Lembre-se também de identificar as métricas-chave relevantes para seus objetivos, incluindo:
- taxas de conversão;
- visitantes únicos;
- tempo médio na página;
- taxa de cliques (CTR), e mais.
As metas podem ser rastreadas comparando os valores atuais de KPI e ficando de olho neles, enquanto você monitora seus objetivos.
Vale a pena destacar que os KPIs não apenas o ajudarão a acompanhar o progresso, mas também a definir sua posição no mercado em relação aos seus concorrentes.
7. Tenha um site responsivo e priorize os dispositivos móveis
Os dispositivos móveis tornaram-se os canais mais importante de acesso à Internet e representam 91% do tráfego total.
Além disso, o Google adotou uma abordagem que prioriza os dispositivos móveis na classificação de resultados de pesquisa.
Na prática, isso significa que você está em desvantagem se o seu site não for responsivo.
Afinal, a maioria dos visitantes usará um dispositivo móvel, e só terão uma boa experiência com a sua marca, se o site for fácil de navegar em smartphones e tablets.
Por isso, não poderíamos deixar a otimização mobile de fora de uma lista de como melhorar o marketing digital da empresa.
[EXTRA] Tenha especialistas ao seu lado
Melhorar o marketing digital da empresa exige a presença de pessoas que saibam como organizar, aplicar, executar e acompanhar os resultados.
Nesse sentido, te convidamos a agendar um bate papo com os especialistas da a/b lab! Somos uma agência que cuida das suas estratégias de marketing de ponta a ponta, desde o planejamento até a otimização das ações.
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