Conheça os melhores livros sobre marketing de conteúdo que valem a pena ter na biblioteca para melhorar as estratégias e os resultados.
9 livros sobre marketing de conteúdo que valem a pena a ler
Para ser um bom redator, você precisa ser também um bom leitor. No marketing digital, a criatividade anda ao lado da técnica. Por isso, os livros sobre marketing de conteúdo são fundamentais para aprimorar habilidades.
Mas escrever um artigo de blog, uma legenda nas redes sociais, um roteiro de vídeo ou um e-book não é uma tarefa tão difícil, você deve pensar. Bom, o ato de escrever em si realmente não é. Porém, se a proposta é escrever com base em uma estratégia, o cenário muda.
Será necessário adquirir conhecimento técnico sobre escrita e linguagem, técnicas de persuasão, comportamento do usuário no meio digital e muito mais. Para te ajudar, reunimos neste artigo nove dicas de livros que valem a pena conhecer.
Continue a leitura e conheça obras indispensáveis para quem trabalha com produção de conteúdo digital.
Quais os melhores livros sobre marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma parte fundamental da estratégia de marketing digital. A seguir, listamos nove indicações que abordam desde técnicas para melhorar a experiência do usuário até orientações sobre escrita persuasiva. Confira!
1. Em busca de boas práticas de UX Writing – Bruno Rodrigues
O autor Bruno Rodrigues abre a lista de livros sobre marketing de conteúdo com sua obra ‘Em busca de boas práticas de UX Writing’. O livro é baseado nas pesquisas do autor sobre comunicação digital, focada em experiência do usuário — em inglês, user experience, ou UX —, e detalha:
- o perfil do usuário;
- a criação de interfaces amigáveis a leitura digital;
- o desafio da usabilidade;
- as mudanças do conteúdo digital;
- os princípios do UX Writing;
- depoimentos de profissionais que trabalham na área, suas opiniões sobre o setor e mais.
Uma leitura para entender o cenário digital e os desafios para alcançar objetivos de marketing.
2. Como escrever bem – William Zinsser
A obra de William Zinsser não é exatamente um livro sobre marketing de conteúdo, mas é bastante útil para os profissionais que atuam diretamente na criação de textos.
O livro ‘Como escrever bem’ é considerado “a bíblia” para quem deseja escrever de forma “límpida e atrativa”, segundo o jornal The New York Times. A leitura é indicada para profissionais de texto, jornalistas e autores de não ficção.
Entre os temas abordados estão os princípios básicos e métodos de escrita, gênero, atitudes do autor, tom de voz e mais. O formato de manual facilita a leitura e a listar insights para colocar em prática.
3. Marketing 4.0: do tradicional ao digital – Iwan Setiawan e Philip Kotler
O autor que não poderia faltar em uma lista de livros sobre marketing de conteúdo é Philip Kotler, conhecido também como o “pai do Marketing”. Kotler é professor e o maior especialista da área.
Em ‘Marketing 4.0: do tradicional ao digital’, escrito em parceria com Iwan Setiawan, os autores dão um panorama das principais mudanças do marketing e defendem que o futuro é digital.
O livro aborda temas, como o novo processo de compra, a conversão, os arquétipos de consumo, a estratégia de conteúdo, o fator ‘wow’ e mais. O vídeo abaixo dá uma visão geral sobre os principais assunto da obra:
4. Obrigado pelo marketing – Vitor Peçanha
Em ‘Obrigado pelo marketing’, o autor Vitor Peçanha ensina as etapas para criar e colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso com foco no resultado.
Peçanha é um dos fundadores da Rock Content, empresa pioneira na área de conteúdo digital no Brasil. No livro, ele compartilha sua experiência no mercado e os métodos utilizados para criar bons conteúdos, distribuí-lo nas redes sociais, atrair clientes e mais.
Esse é um livro sobre marketing de conteúdo técnico, que orienta todo trabalho de planejamento e vale a pena ler.
Leia também: 7 benefícios do marketing de conteúdo e como implementar.
5. Contágio: Por que as coisas pegam – Jonah Berger
O que faz um conteúdo viralizar? Quais as principais características? Dá para aumentar o potencial viral de um conteúdo?
Em ‘Contágio: Por que as coisas pegam’, o autor Jonah Berger mostra os resultados da sua pesquisa sobre os fatores que contribuem para a viralização, técnicas que favorecem o compartilhamento de informações e como esse fenômeno influencia os consumidores.
É um excelente livro sobre marketing de conteúdo para aprimorar as técnicas de escrita e também as estratégias utilizadas para aumentar o interesse dos usuários.
6. Palavras que funcionam – Frank Luntz
A linguagem da marca é uma definição importante porque comunica a personalidade do negócio, aproximando o leitor que se identifica com o estilo e o tom de voz adotados.
No livro ‘Palavras que funcionam’, o autor Frank Lutz explica como convencer o público por meio da linguagem e como aplicá-la para criar uma comunicação forte. Além disso, aborda a importância das marcas se colocarem no lugar do público e o poder das palavras.
A obra traz conhecimentos muito úteis para criar uma estratégia eficiente baseada nos pilares do marketing de conteúdo.
7. O ponto da virada – Malcolm Gladwell
Todo conteúdo comunica uma ideia. E o que faz uma ideia pegar? Qual a influência do meio e quais fatores influenciam nas mudanças no comportamento das pessoas?
Este é o tema que Malcolm Gladwell aborda no livro ‘O ponto da virada’, no qual explica os como identificar e criar os estímulos certos para um público-alvo.
Esse conhecimento é bastante útil dentro do marketing, pois ajuda a destacar conteúdos estratégicos e potencializar o alcance de ações.
8. Conteúdo de marca: Os fundamentos e a prática do branded content – Leonardo Moura
Atualmente, as marcas são reconhecidas pelo seu conteúdo. Netflix, Pontofrio, Nubank são alguns exemplos de empresas que conseguiram criar uma personalidade e posicionamento digitais consistentes e fáceis de reconhecer.
Nossa dica número #8 de livros sobre marketing de conteúdo é a obra de Leonardo Moura, ‘Conteúdo de marca: Os fundamentos e a prática do branded content’. O livro mostra como as ações de marketing e sua comunicação estão associadas a uma boa construção de marca.
Para facilitar a compreensão, Moura apresenta cases tanto de marcas que conseguiram quanto daquelas que falharam no caminho, para explicar a importância de um trabalho consistente.
9. Marketing de Conteúdo Épico – Joe Pulizzi
Fechando a lista de livros sobre marketing de conteúdo, temos outro clássico para redatores profissionais: ‘Marketing de Conteúdo Épico’, de Joe Pulizzi.
O autor explica como criar conteúdos envolventes que cumprem a função de informar, entreter e estimular os leitores a executarem a ação proposta, seja baixar um e-book ou agendar um horário de atendimento.
A obra é estratégica, principalmente para empresas que focam em Inbound Marketing.
Como colocar os livros sobre marketing de conteúdo em prática?
Os livros sobre marketing de conteúdo auxiliam a entender melhor o mercado, as tendências e o comportamento do consumidor.
Você pode usar esse conhecimento para criar estratégias mais precisas que vão atender os objetivos do seu negócio. Assim, a teoria vai para prática de forma planejada e com mais chances de sucesso.
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