7 ferramentas de SEO para empresas + dicas de otimização

Conheça as ferramentas de SEO para empresas que ajudam na estratégia de otimização e dicas para planejar um plano de conteúdo de sucesso.

Ferramentas de SEO para empresas: 7 opções essenciais

Quer que o seu site ou blog apareça no topo da página de resultado nas buscas? Então, você precisa conhecer as ferramentas de SEO para empresas que listamos neste artigo.

Reunimos também algumas dicas para criar uma estratégia eficaz com sugestões de boas práticas de SEO mais recomendadas. Continue a leitura e confira!

Quais são as melhores ferramentas de SEO?

Sabia que 21% dos usuários clicam em mais de um resultado de pesquisa? Por isso, quanto mais no topo da página o seu site ou artigos de blog ranquearam, maiores as chances de ganhar um clique — infelizmente, 75% das pessoas nunca passam da primeira página. 

Além de planejar de marketing de conteúdo, a otimização dos textos para SEO fica mais fácil com a ajuda de alguns recursos técnicos. Veja quais são as melhores ferramentas de SEO:

1. Yoast SEO  

O Yoast SEO é um dos plugins mais importantes que todo site e blog precisa ter. A função dessa ferramenta de SEO é auxiliar na identificação de meta título, meta descrição, URL e palavra-chave principal.

Além disso, o plugin também avalia a qualidade da otimização, como repetições de palavras chave, configuração de snippets, análise de legibilidade, quantidade de links, entre outros detalhes.

O Yoast funciona no sistema do WordPress e tem uma versão gratuita e outra paga, que agrega mais funcionalidades para melhorar a qualidade dos textos.

2. W3 Total Cache

O W3 Total Cache (W3TC) é outra ferramenta de SEO para empresas que tem como função aumentar o desempenho do site e reduzir o tempo de carregamento das páginas por meio de recursos, como a integração da rede de distribuição de conteúdo (CDN).

O algoritmo de classificação do Google mede e considera a velocidade dos sites para ranqueamento, pois seu objetivo é garantir que o usuário encontre o que busca rapidamente.

O W3TC é um plugin WordPress que auxilia na otimização de sites pequenos e grandes, e, quando está 100% configurado, melhora em até 10 vezes o desempenho geral do site e economiza até 80% de largura de banda ao reduzir HTML, CSS e arquivos JavaScript.

3. Redirection

Nada frustra mais um usuário do que clicar em um link e, ao invés do conteúdo desejado, receber um Erro 404 de página não encontrada. Isso é bastante negativo para a credibilidade do site, além de reduzir o tempo na página. Afinal, o usuário sai do site imediatamente quando não encontra o que busca. 

O Redirection é uma ferramenta de SEO essencial para evitar esse tipo de problema. Quando uma página é modificada e sua URL (endereço eletrônico) é alterada, o plugin de redirecionamento cria um comando para levar o usuário para a nova URL, eliminando erros.

O plugin tem versão gratuita e outra paga, que automatiza o redirecionamento, informando na tela a mudança, sem precisar fazer o processo manual. Vale o investimento!

4. Tiny PNG

O segredo da otimização para SEO está nos detalhes e o Tiny PNG é a ferramenta que dá conta de um aspecto importante de sites e blogs: o tamanho dos arquivos de imagem.

A principal função do plugin é compactar e redimensionar imagens automaticamente, deixando o site mais rápido, além de economizar armazenamento e largura de banda. 

Depois de analisar o arquivo, o plugin substitui a imagem original por uma menor — a média de compactação de arquivos JPEG é de 40% a 60% e PNG de 50% a 80%, em média, sem perda de qualidade.

5. WP-Optimize  

O WP-Optimize é um plugin que busca no servidor os dados que não são mais necessários e limpa esse “lixo” do banco de dados regularmente para manter o carregamento mais rápido.

Uma vantagem dessa ferramenta de SEO é que ela combina cache com a otimização do banco de dados, além de recursos de compactação de imagem e redução. O resultado é um aumento de velocidade significativa comparado a outras soluções.

6. Google Analytics

Em uma lista de ferramentas de SEO para empresas não poderia faltar o Google Analytics. A solução do Google é gratuita e oferece uma visão completa do desempenho de sites, e-commerces e blogs em diferentes dispositivos.

Número de visitantes, acessos orgânicos, origem dos cliques no site, páginas mais visitadas, conversões, são alguns exemplos dos recursos extremamente úteis para acompanhar o desempenho geral do site e seu crescimento.

7. Ubersuggest

A seleção de palavras-chave faz toda diferença quando o assunto é otimização para mecanismos de buscas. Porém, como saber quais são as mais estratégicas?

Com o Ubersuggest, você tem uma ferramenta de SEO prática, fácil de usar e de entender os resultados. Basta digitar um domínio ou palavra-chave que o site faz a análise e retorna com os termos mais indicados para trabalhar.

Além disso, dá para pesquisar os concorrentes e analisar os termos para os quais estão ranqueando em mecanismos de busca e redes sociais, como Facebook. Outras ferramentas desta categoria são: SEMrush e Keyword Planner.

Dicas de SEO essenciais para otimizar textos

As principais dicas de SEO para planejar o marketing de conteúdo e coordenar de forma assertiva a produção de textos são:

  • Coloque a palavra-chave principal nos locais certos: no título da página, na URL e nas primeiras 100 palavras do texto;
  • Analise o resultado das buscas para as palavras-chave de interesse: as ferramentas de SEO são excelentes, mas analisar o que a busca está entregando também;
  • Segure o usuário no site: divida os textos em tópicos e subtópicos para dividir melhor o conteúdo, facilitando a leitura e use bullet points para destacar as listas;
  • Fique atento às palavras-chave “sugeridas”: esses termos podem ser incluídos no texto como tópicos secundários, melhorando o SEO.
  • Use palavras-chave relacionadas a principal no conteúdo: por exemplo, dicas de SEO > inbound marketing > link building > conteúdo > blog.
  • Adicione infográficos, podcasts e vídeos: esses elementos ajudam a manter os usuários mais tempo nos textos e páginas do site.

Como construir uma estratégia de SEO eficaz?

Para construir uma estratégia de SEO eficaz é fundamental entender o mercado no qual a empresa está inserida, o nível de concorrência existente e preparar um planejamento de conteúdo e fazer otimização dos detalhes técnicos dos canais de marketing para que a experiência do usuário seja otimizada, mas de forma natural. 

Ter uma empresa especializada assessorando essas etapas ajuda nas tomadas de decisão e direciona a ações para onde há oportunidade de crescimento online.

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