Boas práticas de SEO ajudam no ranqueamento orgânico, a gerar mais autoridade web e mais. Confira 7 para adotar na sua estratégia de SEO
Boas práticas de SEO: 7 para usar na estratégia de marketing digital!
Adotar boas práticas de SEO é fundamental para posicionar seus conteúdos na primeira página de motores de busca web. Dessa forma, você consegue gerar tráfego orgânico para seu site, blog e redes sociais — isto é, sem ter que pagar para a plataforma apresentá-los ao público.
Mas por que é tão importante implementar uma estratégia de SEO para divulgar sua marca na internet?
Para responder essa pergunta, partimos do princípio que quase todas as compras ou contratações de serviços realizadas hoje em dia começam com uma pesquisa em buscadores digitais como o Google, Bing, Yahoo!, entre outros.
Desses, o mais utilizado é o Google, que já conta com mais de 88,1 bilhões de visitas mundiais apenas no mês de maio de 2023, conforme divulgado pela empresa de dados digitais Similarweb. No Brasil, ele também é o primeiro no ranking de sites de mecanismos de pesquisa mais populares.
Com tantas pesquisas, é certo que a gama de informações e divulgações também é grande, concorda? Por isso, para se destacar nesse universo, é fundamental adotar as abordagens certas, o que inclui boas práticas de SEO.
Siga a leitura deste artigo e confira, agora, quais são essas técnicas e como elas podem ajudar sua empresa a criar autoridade na internet, elevar o poder de atração e fidelização e, consequentemente, aumentar o volume de vendas.
O que é SEO?
SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que na tradução para o nosso idioma significa otimização para mecanismos de busca.
Trata-se de um conjunto de estratégias que contribui para melhorar o desempenho e o posicionamento orgânico dos materiais construídos e entregues por meio do marketing de conteúdo.
Explicando de outra maneira, consiste em ajustar sites, blogs, artigos, página webs, entre outras peças relacionadas, de modo que as plataformas de busca os identifique como relevantes e os indique para as pessoas que estão pesquisando o tema, sem que você precise pagar o buscador para fazer isso.
A partir do momento em se aprende a como fazer SEO corretamente, entre os diversos resultados positivos que você pode alcançar estão:
- aumento da autoridade da marca na web;
- crescimento do número de visitantes no site, blog e redes sociais, tornando os produtos e/ou serviços mais conhecidos;
- elevação do poder de conversão de leads (interessados) em clientes reais;
- potencial para aumentar o faturamento da empresa.
7 boas práticas de SEO para sua estratégia
Mas para obter esses benefícios, é essencial adotar boas práticas de SEO. Entre as mais indicadas que você pode adotar para aprimorar a estratégia de marketing digital da sua empresa estão:
- analisar a concorrência;
- identificar boas palavras-chave;
- otimizar os conteúdos produzidos;
- nomear adequadamente as imagens;
- utilizar URL’s amigáveis;
- inserir links nos artigos;
- usar KPIs de SEO.
1. Analisar a concorrência
Das boas práticas de SEO, a primeira que deve ser utilizada é a análise da concorrência. Consiste em, por exemplo, verificar oportunidades de temas que podem ser explorados, além de pontos fortes e fracos do marketing da sua empresa em comparação a outras do mesmo setor.
Considerando que você já tem definida a persona do seu negócio, essa verificação ajuda a direcionar os próximos passos da sua estratégia de SEO, por meio da geração de insights que contribuem para a estruturação desse planejamento.
2. Identificar boas palavras-chave
Palavras-chave são termos usados para realizar pesquisas nos sites de busca. Por exemplo, um negócio que trabalha com a fabricação de móveis planejados pode ter como público pessoas que pesquisam termos como: “armário sob medida”, “gabinete de banheiro personalizado”, “ideias de móveis planejados”.
Assim, para sua estratégia de SEO dar certo, é fundamental identificar quais são as palavras-chave relevantes para o seu negócio. Para isso, o indicado é utilizar ferramentas próprias para esse tipo de levantamento, como o Semrush Keyword e o Google Trends.
3. Otimizar os conteúdos produzidos
A partir das palavras-chave você deve produtos os conteúdos, que podem ser artigos para o blog da sua empresa, postagens para redes sociais e outros relacionados.
No entanto, os motores de busca só posicionam bem essas produções se elas estiverem devidamente otimizadas, o que significa, algumas das boas práticas de SEO que podem ser adotadas para isso são:
- inserir as palavras-chave nos lugares certos no texto;
- utilizar bons títulos e subtítulos, usando também essas keywords;
- usar imagens e vídeos no corpo do texto.
Dica! Aqui, vale destacar que o site, e não apenas o blog, deve ser otimizado. Para isso, ele pode ser construído com base nas palavras-chave principais para sua empresa.
4. Nomear adequadamente as imagens
E já que falamos sobre imagens, elas devem estar nomeadas corretamente, visto que buscadores como o Google têm a opção pesquisa por imagem.
Dessa forma, se salvar a imagem com a palavra-chave principal — ou mesmo a secundária, se usar mais de uma — as chances de melhorar o ranqueamento aumentam bastante.
O mesmo princípio vale para o uso de vídeos, infográficos e outras peças de marketing relacionadas no corpo do texto.
5. Utilizar URL’s amigáveis
URL significa Uniform Resource Locator, que pode ser definido como Localizador Uniforme de Recursos. Nada mais é do que o endereço de uma página web.
Uma URL amigável é aquela formada pela palavra-chave principal, e até mesmo algum complemento, desde que não deixe o endereço web muito longo.
Quanto a isso, o ideal é utilizar até cinco palavras, sem letras maiúsculas ou, mistura de letras e números sem sentido.
6. Inserir links nos artigos
Essas URLs, por sua vez, podem (e devem) ser usadas como links dentro de outros conteúdos produzidos. Para isso, basta inseri-las nas palavras relacionadas.
Considerando nosso exemplo anterior, ficaria mais ou menos assim: a empresa de móveis planejados criou um artigo sobre “como escolher um armário sob medida” e outro que fala “5 ideias de móveis planejados”. Se houver menção desses temas nas próximas publicações, é só copiar as URLs correspondentes e inserir sobre essas palavras no novo conteúdo.
Com isso, o leitor será direcionado facilmente para outros textos, fazendo com que fique mais tempo no blog, critério que também é considerado para ranqueamento pelos sites de busca.
7. Usar KPIs de SEO
Por fim, é fundamental utilizar bons KPIs de SEO, que são indicadores-chave de desempenho voltados para essa prática. Eles devem ser usados para mensurar os resultados da sua estratégia e, como isso, identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Alguns exemplos de KPIs de SEO que você pode utilizar para isso são:
- número de conversões;
- visibilidade orgânica;
- posicionamento de palavras-chave;
- taxa de rejeição;
- velocidade de abertura das páginas;
- tempo médio na página, entre outros.
Acredita que essas orientações ajudarão a melhorar sua estratégia de marketing digital? Então aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, para conferir outros artigos tão interessantes quanto este!