Os benefícios do marketing de conteúdo resultam em mais vendas para sua empresa. Confira quais são e 5 dicas de como usar essa estratégia
Estratégia de SEO: 13 dicas de como montar uma de resultado!
Estruturar uma estratégia de SEO é uma das melhores maneiras de posicionar seu site e/ou blog organicamente entre as primeiras posições dos resultados de plataformas de busca.
Explicando de outra maneira, significa que, por meio dessa abordagem, você tem a chance de ter seu site e artigos do seu blog entre os primeiros indicados para quem faz pesquisas em plataformas como Google, Bing, Yahoo! e outras similares, sem ter que pagar esses portais para isso.
O objetivo por trás da aplicação de boas práticas de SEO é aumentar a visibilidade das suas páginas web e gerar mais tráfego orgânico. Com isso, seus produtos ou serviços se tornam mais conhecidos, resultando em novas oportunidades de vendas para o seu negócio.
Achou interessante? Então siga a leitura deste artigo e confira, agora, como montar uma estratégia de SEO de resultado para sua empresa a partir das nossas 13 dicas!
O que é SEO e quais tipos existem?
SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que pode ser traduzido para Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que ajudam a posicionar sites e blogs entre os primeiros lugares nas plataformas de pesquisa web.
Conhecer esse conceito é o primeiro passo para entender como montar uma estratégia de SEO. Todavia, somado a ele, é bem importante que você também saiba quais tipos de otimização para mecanismos de busca existem.
Tipos de SEO
- SEO On-page: otimização individual de cada página, a qual inclui:
- conteúdo do site;
- otimização de palavra-chave;
- TAGs de título;
- texto alternativo das imagens.
- SEO off-line: conjunto de atividades realizadas fora do site, por exemplo:
- link building;
- marketing de influenciadores;
- redes sociais;
- fóruns.
- SEO técnico: otimização da parte técnica do site, tais como:
- velocidade do site;
- schema markup;
- linkagem interna;
- certificado SSL.
- SEO local: melhora o posicionamento web local das empresas, a exemplo de:
- palavras-chave locais;
- perfil de negócios;
- avaliação de clientes;
- conteúdo local.
Como montar uma estratégia de SEO?
Com tudo isso em mente, fica muito mais fácil entender como montar uma estratégia de SEO. E as nossas 13 dicas para isso são:
- defina seu público-alvo;
- faça uma boa pesquisa de palavras-chave;
- identifique quais temas são mais relevantes para sua audiência;
- pense em diferentes tipos de conteúdos;
- crie conteúdos otimizados;
- organize as heading tags hierarquicamente;
- mantenha um bom fluxo de publicações;
- estruture um plano de construção de links;
- separe seu site por páginas;
- diminua o tamanho das mídias antes de subi-las para as páginas;
- reduza o tempo de carregamento das páginas;
- atualize-se sobre otimização de sites SEO;
- mensure seus resultados.
1. Defina seu público-alvo
Para quem você criará os conteúdos das suas páginas web? Responder essa pergunta é fundamental para saber o que produzir, como, de que maneira e, principalmente, qual linguagem usar.
A melhor forma de descobrir isso é definindo uma buyer persona, que é um personagem fictício criado a partir das características do cliente ideal.
Dependendo do segmento e do que sua empresa comercializa, pode ser necessário criar mais de uma buyer persona.
O mais importante dessa parte da otimização de site para SEO é, a partir dessa definição, estruturar todas suas abordagens pensando nesse personagem e no que ele gostaria de receber.
2. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave
Palavras-chave são os termos usados para realizar buscas nas plataformas de pesquisa. Por exemplo, se sua empresa comercializa moda feminina, possivelmente sua buyer persona pesquisará: sapatos femininos, vestidos para o inverno, roupas femininas para festa, entre outros relacionados.
Existem diversas ferramentas que ajudam você a identificar as melhores palavras-chave para o seu site e blog, a exemplo do Ubersuggest.io e Google Trends.
Uma dica extra aqui é dar preferência para as long tail keywords, que são as palavras-chave de cauda longa. Um dos motivos é que elas costumam ter baixo volume de pesquisa, mas probabilidade de conversão maior.
Usando novamente nosso exemplo de empresa de moda feminina, seria: invés de usar “vestido feminino”, utilizar “vestido feminino manga longa para noite”.
3. Identifique quais temas são mais relevantes para sua audiência
Seguindo essa mesma linha de raciocínio, você deve considerar aquilo que sua buyer persona quer ler, e não o que você acha interessante apresentar para ela.
Novamente, você pode (e deve) usar ferramentas que ajudam a chegar a essa resposta, como o Semrush.
4. Pense em diferentes tipos de conteúdos
Com a definição dos temas que serão abordados, é bem interessante diversificar a maneira como eles serão distribuídos. Dessa forma, você aumenta as chances de alcançar seu público-alvo.
A ideia aqui é utilizar diferentes formas de marketing de conteúdo, tais como:
- posts para blogs;
- postagens em redes sociais;
- e-books;
- landing pages;
- entre outros relacionados.
5. Crie conteúdos otimizados
Mas somente isso não basta! Em seus conteúdos é fundamental aplicar boas práticas de SEO. Do contrário, não ranqueará nas plataformas de pesquisa como esperado.
No caso, estamos nos referindo a utilizar a palavra-chave corretamente ao longo do texto, o que contempla incluí-la no título, ao menos um subtítulo, e distribuí-la pelo conteúdo de maneira natural e em quantidade proporcional ao tamanho da postagem.
6. Organize as heading tags hierarquicamente
Ainda pensando na otimização dos conteúdos, é essencial organizar as heading tags hierarquicamente, que são os títulos e subtítulos que acabamos de mencionar.
Basicamente, essa estrutura funciona da seguinte maneira:
- H1 – título: apenas um por página;
- H2 – subtítulos: quantidade de acordo com os tópicos abordados e tamanho do texto;
- H3, H4, H5 e outros – intertítulos: para melhorar a escaneabilidade dos subtítulos, evitando que os blocos de texto fiquem muito grandes e deixem a leitura cansativa.
7. Mantenha um bom fluxo de publicações
As plataformas de busca também consideram o fluxo de postagens como critério para ranqueamento. Por isso, de nada adianta seguir todos os passos anteriores e postar somente uma vez ao mês, por exemplo.
Quanto mais postagens ficar, de forma periódica, mais chances tem de alcançar as primeiras posições. A melhor maneira de conseguir isso é montando um calendário de publicações, e segui-lo à risca.
8. Estruture um plano de construção de links
Um plano de construção de links consiste em usar links de uma postagem em outras. Por exemplo, inserir o link do artigo que fala sobre “vestido feminino manga longa para noite”, em um cujo tema é “o que vestir em um jantar com amigos”.
O objetivo aqui é fazer com que os visitantes migrem entre as páginas do seu site/blog e permaneça mais tempo nos seus conteúdos, o que também é um critério considerado pelas plataformas de pesquisa.
9. Separe seu site por páginas
Uma importante otimização de sites SEO é separar os conteúdos por páginas. Isto, ter uma página web para cada tema abordado, tais como:
- quem somos;
- produtos;
- serviços;
- cases;
- contato.
E em cada uma dessas páginas não se esqueça de aplicar todas as estratégias que citamos até agora, a exemplo das palavras-chave, heading tags e outras.
10. Diminua o tamanho das mídias antes de subi-las para as páginas
Mídias muito grandes afetam seriamente a performance das suas páginas web. Por isso, é bem importante sempre comprimir imagens, vídeos, fotos, entre outras. Sites como o TinyPNG ajudam a fazer isso de maneira rápida e gratuita.
11. Reduza o tempo de carregamento das páginas
Se suas páginas demoram muito para carregar, a tendência é o visitante desistir e buscar outro site que o atenda mais rapidamente.
Tenha em mente que situações como essas também causam prejuízos no ranqueamento orgânico, visto que reduz o tempo útil das buyer personas ficam no seu site/blog.
Para quem utiliza o WordPress, a boa notícia é que existem vários plugins que ajudam a melhorar essa performance, como o W3 Total Cache e o BZ Lazy Load.
12. Atualize-se sobre otimização de sites SEO
De tempos em tempos o Google muda as regras de ranqueamento. Como ele é a plataforma de busca mais usada no Brasil e no mundo, é fundamental se atentar a essas mudanças e fazer os devidos ajustes na sua estratégia de SEO sempre que necessário.
13. Mensure os resultados alcançados
Por fim, não deixe de mensurar os resultados obtidos. Isso pode ser feito utilizando KPIs para SEO (indicadores de desempenho) como:
- visitantes únicos;
- número de visualizações de página;
- ranking de palavras;
- taxa de rejeição;
- duração média da sessão;
- principais páginas de saída;
- entre outros.
Gostou dessas dicas? Então aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira outros artigos tão interessantes quanto este!