6 KPIs de SEO que NÃO podem faltar na sua estratégia [Lista]

Listamos os principais e essenciais KPIs de SEO para você avaliar se a sua estratégia está funcionando ou não! Fórmulas e dicas para calcular indicadores.

KPIs de SEO: 6 métricas obrigatórias para medir seus resultados

Independente se você é um veterano ou está apenas começando a trabalhar com marketing, as ações de otimização de página para mecanismos de busca podem gerar muitas dúvidas. Não apenas porque o Google faz atualizações constantes em seu famoso algoritmo, mas porque acompanhar os KPIs de SEO pode parecer um grande desafio.

Afinal, o SEO é uma estratégia que parece não ter custos envolvidos, além de oferecer resultados a médio e longo prazo, o que pode dar uma falsa impressão de resultados ruins, se você medir seu retorno imediatamente após o lançamento de um material.

Entretanto, o SEO é uma estratégia muito eficiente, auxiliando a:

  • reduzir custos;
  • ampliar as vendas;
  • gerar mais fidelidade;
  • ampliar a reputação do negócio. 

Nesse cenário, a estratégia, precisa de um bom acompanhamento de indicadores, que permita sua constante otimização. Mas, não se preocupe. Como você verá ao longo deste artigo, medir os KPIs de SEO não é nenhum bicho de sete cabeças!

O que são métricas de SEO?

As métricas de SEO ou KPI de SEO são indicadores quantitativos e qualitativos que ajudam a avaliar o desempenho de uma estratégia.

Elas fornecem informações sobre como um site está se saindo nos resultados de pesquisa, compartilhando dados sobre: 

  • tráfego orgânico;
  • qualidade do conteúdo produzido;
  • assertividade na otimização das páginas e mais.

Além disso, as métricas de SEO são fundamentais para:

  • monitorar o desempenho de uma estratégia;
  • identificar pontos de melhoria;
  • tomar decisões assertivas sobre os próximos passos a tomar. 

Atenção! Vale a pena dizer que o monitoramento da lista dos principais KPIs é mais eficiente com a adoção de ferramentas de SEO.

Quais são os principais KPIs de SEO?

Para medir seus resultados, use os principais KPIs de SEO, entre eles: 

  1. Taxa de conversão (vendas e leads)
  2. Custo por aquisição de cliente (CPA)
  3. Retorno do Investimento em marketing  (ROI)
  4. Classificações de palavras-chave na SERP
  5. Taxa de cliques (CTR)
  6. Tráfego orgânico (eliminando o tráfego direto)

Continue lendo e entenda como calcular cada um deles e porque eles são importantes para sua estratégia.

Conversões (vendas e leads)

A taxa de conversão é medida pela porcentagem de visitantes que executam a ação desejada, como:

  • preencher um formulário;
  • realizar uma compra;
  • se inscrever em uma newsletter.

Na prática, essa taxa é um dos principais KPIs de SEO, afinal, ela mostra se as suas estratégias estão de fato gerando conversões com origem em tráfego orgânico. 

Perceba que a conversão não é apenas a venda em si, mas também inclui outras ações como a transformação de um visitante em lead. Tudo depende do objetivo da página.

Resumindo, esse indicador é importante porque medir conversões orgânicas é a maneira mais direta de demonstrar o sucesso de seus esforços de SEO

Custo por aquisição (CPA)

O custo por aquisição (CPA) é uma métrica que mede quanto você está gastando para conquistar um cliente.

Os custos de SEO podem incluir, por exemplo:

  • salários de equipe;
  • custos de agência;
  • ferramentas de SEO;
  • produção de conteúdo;
  • link building.

Um CPA alto pode indicar que você produzindo conteúdo que tem como alvo palavras-chave erradas ou que está direcionado esse material para um tipo de persona que não é a ideal para o seu negócio. 

A partir desse indicador, é possível levantar algumas hipóteses sobre erros que estão sendo cometidos em seu plano de ação, e então redirecionar a estratégia. 

Para calcular o CPA, você pode usar a fórmula: 

CPA = Custo total de SEO (custos de agência, conteúdo, ferramentas de SEO, etc.) / Nº de clientes convertidos

Retorno do Investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento (ROI) refere-se à quantidade de dinheiro que você recebe a partir do capital aplicado em uma ação.

Ele fornece a confirmação de que o tempo e os recursos investidos na estratégia de SEO valeram a pena.

Aqui, entretanto, é preciso notar que há uma certa dificuldade no processo de como medir ROI de SEO, afinal, os resultados das ações não são de curto, mas de médio e longo prazo. 

Nesse sentido, se você publica um conteúdo hoje e mede os seus resultados em uma semana, por exemplo, pode ter um ROI negativo ou abaixo do esperado. Mas se faz esse cálculo em um período de dois a seis meses, pode notar que o ROI oferece bons números.

Logo, a dificuldade em rastrear o ROI para SEO é determinar quando calculá-lo. A dica é que você faça isso constantemente e avalie o crescimento dos resultados. 

Para medir ROI de SEO use a fórmula: 

ROI do SEO = custo inicial do investimento – receita total gerada/ custo inicial do investimento.

  • Receita Gerada: valor total conquistado a partir de conversões ou vendas atribuídas ao tráfego orgânico.
  • Custo do SEO: total de despesas com suas atividades de SEO.

Classificações de palavras-chave

O objetivo do SEO é colocar as páginas do seu site na primeira posição do Google, correto?

Então é preciso acompanhar quais são as posições das páginas da sua empresa, dentro dos motores de busca, para pesquisas que usam as palavras-chave para as quais você tenta ranquear.

Monitorar as classificações ajuda a avaliar o impacto das otimizações de seus conteúdos e determinar quais termos estão ganhando ou perdendo visibilidade na SERP.

Lembrando que SERP é a página de resultado que os mecanismos de pesquisa, como o Google, apresentam ao usuário. 

É importante manter-se informado sobre as palavras-chave nas quais você está bem classificado, bem como sobre as que não está, para identificar falhas e oportunidade de melhoria.

Afinal, é inegável que aumentos nas classificações de palavras-chave se traduzem em mais tráfego e mais negócios.

Taxa de cliques (CTR)

Esse KPI de SEO mede a porcentagem de pessoas que clicam em seu site nos resultados de pesquisa

Uma CTR alta geralmente indica que seus títulos e meta descrições são relevantes e atraentes, despertando interesse no usuário que fez a pesquisa em ver o que você tem a dizer sobre o assunto buscado. 

Nesse caso, o CTR baixo pode indicar a necessidade de alterar, justamente, os títulos e as meta descrições que estão aparecendo no Google, porque elas não estão gerando cliques e, consequentemente, não estão levando pessoas para seu sistema. 

Em suma, a CTR é uma métrica que mostra a porcentagem de pessoas que clicam em sua página depois de vê-la no SERP, quanto mais alto o indicado, melhor!

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico mede a quantidade de visitas que seu site recebe de mecanismos de busca sem a necessidade de publicidade paga

O desejo de uma boa classificação no Google está atrelado a necessidade de levar mais visitantes para as páginas da sua empresa. 

Afinal, com usuários dentro do seu site você tem mais oportunidades de se relacionar com eles, mostrar sua autoridade, gerar leads e apresentar seus produtos e serviços. 

Por isso, o tráfego orgânico é um dos KPIs de SEO mais básicos de uma estratégia. 

Ao fazer esse cálculo, lembre-se de eliminar os visitantes que chegaram até você por meio do tráfego direto, ou seja, aqueles que digitam o nome do seu site diretamente na barra do navegador.

Geralmente, esse tipo de acesso acontece porque as pessoas já conhecem a sua marca ou por que alguém a indicou, não por causa de seus investimentos em SEO.

Com essa lista de KPIs de SEO você pode começar a medir os resultados e avaliar como eles impactam na sua capacidade de alcançar os objetivos estratégicos da sua empresa.

Para escalar seus resultados, conte com os especialistas da a/b ab. Converse com nossos consultores e entenda como nosso know-how pode escalar seu tráfego e vendas.